Páginas

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Delicadezas de viver

Tenho uma joaninha, dessas, de pelúcia, que ganhei há quase dez anos atrás. Ela me lembra tanta, tanta coisa boa. Da época em que me senti tão acolhida, por pessoas que realmente se importavam com dores que eu vivi, que passaram por dores parecidas... E ali, naquele grupo, pude me sentir menos estranha.

Hábitos que tinha, coisas que fazia, modos de pensar, meu Deus, elas também eram assim! Quando você tem dores que ninguém entende, você as tranca dentro de si, se sente um extraterrestre, que vive sem saber. Como assim você pensa de tal jeito? Como assim, reage dessa forma entranha? Mas tudo está tão bem guardado que você pensa, “bem, o problema está em mim”.
Coincidências da vida, ou não, você encontra pessoas. E estas pessoas, veja só, compreendem você! E aceitam suas expressões de dor, choram junto, se solidarizam. Solidarizar é uma coisa bonita demais! É de uma delicadeza sem fim você sair da sua dor pra compreender o outro. Guardar sua dor no bolso, como diz um poeta, e ir ajudar um amigo. Mesmo que você jamais tenha realmente “visto” esse amigo. Mas você foi capaz de ver sua alma, de entender seus conflitos e de ajudá-lo a carregar sua dor.
É bonito demais isso de expressar a sensibilidade que existe na sua alma... Porque as dores, as decepções, a avalanche de notícias trágicas tentam nos tirar essa mágica de simpatizar com  a dor do outro. Sentar junto e nada dizer, mas dizer tudo: eu estou aqui e não julgo você.

Esses encontros de alma não acontecem sempre. Mas quando acontecem dão todo sentido pra vida... Te ajudam a se reerguer, a reescrever o caminho. E isso não tem preço, mas se paga um preço para assim agir. Sair de si não é barato. Se abrir com o outro, custa confiança, custa compartilhar. Estender a mão custa uma força que você não sabe que tem. Apoiar o outro custa um tempo que você não terá de volta. E faz a vida tão, tão bonita. Daquelas delizadezas que só obras de arte conseguem expressar, que hábeis poetas custam em dizer. É bonito demais ter um amigo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui que ouço dali ;)
Seja bem-vindo!