Páginas

domingo, 5 de dezembro de 2010

Educação pública #fail?

by Holiveira

Sexta-feira minha amiga recebeu os trabalhos de recuperação feitos por seus alunos do 3º ano/2ª série: muitos com a letra das mães e muitos não feitos. 
Uma outra mãe lhe implorou que o filho não fosse reprovado, pois ela perderia o Bolsa Família. Informação: essa mãe não acompanhou seu filho durante o ano letivo. Não compareceu às reuniões de pais e tampouco observou se o filho fazia toda (ou alguma) a tarefa de casa. Uma lástima.
Os especialistas dizem que a reprovação não resolve o problema da Educação. Sim, seus argumentos são excelentes. Mas em alguns casos, se não o medo da reprovação, o que fará os pais acompanharem a vida escolar dos seus filhos?
Sei que pareço muito pessimista, mas é angustiante pensar que crianças espertas e inteligentes perdem chances incríveis por falta de acompanhamento da família.
Isso lhe parece fuga do meu papel? Pois os burocratas da Educação dizem que sim, que o papel do professor é ensinar o aluno independente de sua realidade. Sim, mas se essa criança não vem de uma cultura que valoriza o saber escolar, se não há acompanhamento por parte da família, dificilmente ela logrará sucesso. Serão casos raros, Marinas Silvas da vida.
E o respeito ao mestre, foi parar onde? Vi agora pouco a capa de um trabalho de Biologia que partiu meu coração. Ai de mim se fizesse uma coisa daquelas! Mas hoje, pode-se dizer que o professor teve sorte de o aluno fazê-lo, pois do contrário teria que inventar notas. Sim, porque existem índices de reprovação aceitos pelas Secretarias de Educação e é proibido extrapolá-los. 
Honestamente? Não sei até onde iremos, não sei quão bem pararemos. Cada vez mais pressionados e cobrados, cada vez menos defendidos, menos respeitados. 
Educação pública no Brasil #fail?

Um comentário:

  1. Olá Thais, vi seu blod na comunidade da série Katie e adore. Leituras muito agradáveis. Parabéns. Ps: adoro o tema educação e sou meio avessa a postura Paulo Freire ever de alguns teoricos que criticam a reprovação, especialmente no Brasil.

    ResponderExcluir

Escreva aqui que ouço dali ;)
Seja bem-vindo!